Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10132
Type: Dissertação
Title: A academização da pitura romântica no Brasil e sua ligação com o pompierismo francês: o caso de Pedro Américo
Other Titles: The academization of the Brazilian romantic painting and its relation to the French Pompiérisme: Pedro Américo's case
Author(s)/Inventor(s): Sá, Ivan Coelho de
Advisor: Pereira, Sônia Gomes
Abstract: Este trabalho tem como objetivo reconceituar a pintura acadêmica brasileira do século XIX, demonstrando que ela não foi exclusivamente neoclássica como é, geralmente, reconhecida e que sofreu influências do Romantismo, sobretudo do Romantismo acadêmico francês, mais conhecido como Pompierismo. Como objeto de estudo foi escolhido o mais característico pintor acadêmico brasileiro – Pedro Américo de Figueiredo e Melo – que estudou em Paris com importantes nomes da pintura pompier, e, apesar de ter assimilado esta tendência artística, é tido, quase que unanimemente, como um pintor neoclássico acadêmico. Através da contextualização do Academicismo, do Neoclassicismo, do Romantismo e do Pompierismo, bem como da análise dos aspectos temáticos, formais e técnicos, sobretudo daquele último, serão identificadas as influências que realmente incidiram sobre Pedro Américo, e, por extensão, à Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde ele recebeu sua formação artística inicial.
Abstract: This work is aimed at making a new concept of the of the Brazilian academic painting of the XIX century, showing that it was not only exclusively neoclassic, as it is generally accepted, but also underwent the influences of the Romantism, mainly of the French academic romantism, mostly known as Pompiérisme. For study we have chosen the most caracteristic Brazilian academic painter – Pedro Américo de Figueiredo e Melo – who studied in Paris with important names of the pompier painting and, in spite of having assimilated this artistic trend, is known, almost unanimously, as an academic neoclassic painter. Form the context of the Academicism, the Neoclassicism, the Romantism and the Pompiérisme, as well as the analysis of the thematic aspects, formal and technical, mainly the last one, it will be identified the influences that have really affected Pedro Américo and, by extencion, the Academia Imperial de Belas Artes, in Rio de Janeiro, where he initiadet his artistic education.
Keywords: Pintura
Artes
História da arte
Brasil
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-1995
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
823292.pdf6.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.