Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10193
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso recreativo da maconha e as políticas de cidadania: um estudo entre a cidade de São Paulo (Brasil) e a cidade de Amsterdan (Holanda)
Author(s)/Inventor(s): Melo, Luciana Souza Pequeno de
Advisor: Bastos, Rogério Lustosa
Abstract: Estuda o uso recreativo da maconha e as políticas de cidadania na cidade de São Paulo e de Amsterdam. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica, através da qual investigamos o nosso objeto a partir das principais publicações existentes na área (livros, artigo do Scielo, dissertações de mestrado etc). Além disto, para discutir a cidadania, um dos nossos referenciais teóricos foi a obra de José Murilo de Carvalho. Dentre as principais conclusões do trabalho, destacamos duas: 1) apesar da entrada da maconha na sociedade brasileira ter ocorrido desde o século XVIII, o Brasil, em geral, apresenta-se fortemente voltado para uma postura de criminalização e estigmatização dos usuários da maconha. Na Holanda, a rigor, o país apostou em uma política de tolerância de uso da maconha, priorizando assim, o autocuidado e a preservação dos usuários. 2) no Brasil, o status, a rigor, do usuário está fortemente atrelado ao cidadão consumidor, ou seja, só possui cidadania quem tem poder de consumo, o que é um fato lamentável, principalmente se considerarmos que, em geral, o estrato social de menor poder aquisitivo, além de apresentar-se como usuário de maconha, não conta com políticas públicas. No que diz respeito a Holanda, devido à forte influência do modelo de bem estar social, o país possui um histórico de pensar o cidadão de forma mais plena do que o Brasil. Ainda que haja, atualmente neste país europeu, um pendulo entre políticas focalizadas e políticas voltadas para o bem estar social, esta última prevalece na sociedade holandesa.
Keywords: Políticas públicas
Cidadania
Maconha
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MELO, Luciana Souza Pequeno de. O uso recreativo da maconha e as políticas de cidadania: um estudo entre a cidade de São Paulo (Brasil) e a cidade de Amsterdan (Holanda). 2016. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSPMelo.pdf687.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.