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dc.contributor.advisorCarvalho, Frederico Antonio Azevedo de-
dc.contributor.authorDomingues, Barbara Silvia Maciel-
dc.date.accessioned2016-11-09T11:26:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:39Z-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1062-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleA ocorrência da escala Servqual em artigos brasileiros e sul-americanos na área da Biblioteconomia: um estudo comparativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6766632095703989pt_BR
dc.contributor.referee1Russo, Mariza-
dc.contributor.referee2Santos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.referee3Leite, Valdecy Faria-
dc.description.resumoServiços são processos experimentados e podem ser considerados como atuações que ocorrem de forma simultânea entre o prestador de serviços e o cliente. Na área da Biblioteconomia, se a qualidade deve estar entre os as prioridades gerenciais, os profissionais bibliotecários precisam conhecer bem as expectativas dos clientes e assegurar valor para os usuários. Na chamada sociedade da informação, são requeridas desses profissionais novas habilidades para enfrentar um volume informacional crescente, que necessita ser adequadamente manuseado, recuperado, catalogado e disseminado. Nesse contexto, a avaliação da qualidade de serviços se torna um instrumento valioso para obter conhecimento sobre o tipo de serviço oferecido pela unidade de informação e se ele corresponde à expectativa do usuário. A chamada escala SERVQUAL para avaliação de serviços também vem sendo tema recorrente em produções acadêmicas e artigos científicos sobre qualidade. Essa escala parte dos atributos que descrevem e definem as características de um serviço e solicita, então, a uma amostra de usuários que expressem suas expectativas e percepções sobre o serviço baseando-se nos atributos selecionados. O presente estudo analisa e compara aplicações da escala SERVQUAL tal como aparecem em artigos brasileiros e sul-americanos selecionados, todos tratando da prestação de serviços no âmbito da Biblioteconomia. Apresenta-se os resultados da pesquisa com as devidas percentagens que demonstraram como a abordagem do serviço se torna complexa e desafiadora, sendo considerada uma performance e recomendações futuras para diálogos por parte dos bibliotecários com profissionais da área de gestão da qualidade, visando um ambiente interdisciplinar com um conhecimento aprofundado sobre a avaliação dos serviços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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