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dc.contributor.advisorRusso, Mariza-
dc.contributor.authorBorges, Leandro da Conceição-
dc.date.accessioned2016-11-09T12:39:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:39Z-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1067-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subjectSala de leiturapt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAmbientes de incentivo e promoção da leitura: biblioteca escolar e sala de leitura - um estudo de caso em escolas do ensino fundamental do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6474161645397085pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Paulo Melgaço da-
dc.contributor.referee2Senna, Ana Maria-
dc.description.resumoObservar a evolução histórica de um ambiente importante para a formação do ser humano retoma a discussão sobre como o mesmo modificou a sua ideia inicial e a sua finalidade nos dias de hoje. A biblioteca escolar e a sala de leitura são ambientes que apresentam aspectos positivos para a formação do leitor consciente e crítico; no entanto a implementação de uma em detrimento da outra ainda causa discussões sobre o real motivo da sua existência. Pensar que a sala de leitura surgiu como forma de burlar a Lei que regulamenta a profissão do bibliotecário, causa essas discussões. Este trabalho busca apresentar a evolução histórica da biblioteca escolar e como culminou no surgimento das salas de leitura no Rio de janeiro. Ambas caracterizam-se como agentes que propiciam a leitura e também fatores que englobam a mudança do pensar infantil, cooperando para que sejam adultos conscientes. O método utilizado para esta pesquisa baseou-se na observação não participante e na aplicação de um roteiro de avaliação, cuja finalidade consistiu na comparação entre os serviços empregados em uma biblioteca escolar e em uma sala de leitura e também entrevistas com a bibliotecária responsável pela Biblioteca Escolar e duas professoras de Sala de Leitura. Apesar das diferenças entre uma e outra, os resultados apresentados, na aplicação da metodologia, apontaram o quanto a leitura e o ambiente em que essa leitura é propiciada resultam em algo positivo aos seus usuários, nos contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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