Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1069
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência da propaganda audiovisual no consumo de roupas infantis
Autor(es)/Inventor(es): Rosalba, Alessandra Martins
Orientador: Faria, Marina Dias de
Resumo: O consumo é um processo cultural que ajuda a construir a identidade de uma pessoa e faz ela ter um sentimento de pertencimento a certo grupo diante de uma aceitação social. Os meios de comunicação estimulam o indivíduo a consumir para suprir necessidades, mas também para marcar posições sociais e construir sua identidade pela posse de bens criando representações permanentes através das marcas e estilos de roupa, permitindo segregar grupos. A influência da publicidade atinge em maior escala as crianças que, além de passarem muito tempo diante da televisão expostas à publicidade, são ingênuas e com pouco discernimento. O objetivo da presente pesquisa é investigar como a publicidade audiovisual de roupa infantil pode interferir na opinião e na escolha deste público. Como metodologia foi usada a abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo crianças do sexo feminino, com idades de cinco a doze anos incompletos, da zona sul do estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi por meio de entrevistas individuais, semi estruturadas e focalizadas, seguindo um roteiro. Essas entrevistas foram gravadas, transcritas e interpretadas por análise de conteúdo. Percebeu-se que a interferência da publicidade audiovisual na opinião da criança de 5 a 11 anos é baixa, mas não nula. Essa pesquisa mostrou que os grupos de referência têm muito mais interferência na opinião e na escolha de roupas.
Palavras-chave: Publicidade
Recursos audiovisuais
Influência social
Consumo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Rosalba - DRE 109015778.pdf419.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.