Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1074
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Diagnóstico de Preservação da Coleção Memória da Psiquiatria Brasileira do IPUB-UFRJ: estudo de seus prontuários médicos e observações clínicas
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Helon Keizo Yamada
Orientador: Araújo, André de
Resumo: Demonstrar a importância da preservação da Coleção Memória da Psiquiatria Brasileira do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como forma de possibilitar as gerações vindouras o conhecimento deste patrimônio histórico. Esta pesquisa teve por objetivo elaborar o diagnóstico de preservação da Coleção Memória da Psiquiatria Brasileira da Biblioteca Prof. João Ferreira da Silva Filho do (IPUB/UFRJ), notadamente, de seus prontuários médicos e observações clínicas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter descritivo, com análise dos dados através de uma abordagem exploratória. Preliminarmente, foi feita uma entrevista como levantamento inicial dos dados e a coleta de dados por meio do diagnóstico da situação da Coleção, da leitura e análise de obras sobre conservação, preservação e diagnóstico de preservação. O diagnóstico foi realizado com base em observação direta, e através dos resultados obtidos foi possível identificar as necessidades para uma melhor preservação da Coleção. Esta Coleção, de teor histórico, científico, social e cultural, permite uma visão da evolução do diagnóstico e do tratamento psiquiátrico ao longo dos anos. O estudo apresenta propostas para Coleção Memória da Psiquiatria Brasileira através da identificação de fatores de risco para a documentação e sugere estratégias de conservação preventiva dos materiais, no sentido de estabelecer condições adequadas de guarda da Coleção e auxiliar nas tomadas de decisão em relação a sua preservação. A pesquisa aponta que o principal fator que dificulta a preservação e salvaguarda da Coleção Memória da Psiquiatria Brasileira é a falta de ações voltadas ao controle do ambiente.
Palavras-chave: Preservação
Registros médicos
Diagnóstico
Memória
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psiquiatria
Psiquiatria
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1074
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HKYMagalhaes.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.