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dc.contributor.advisorCarvalho, Frederico Antonio Azevedo de-
dc.contributor.authorSiqueira, Henrique da Conceição-
dc.date.accessioned2016-11-10T11:42:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:06Z-
dc.date.issued2013-11-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1076-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleA atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6766632095703989pt_BR
dc.contributor.referee1Levy, Barbara Pagliari-
dc.contributor.referee2Spiller, Eduardo Santiago-
dc.contributor.referee3Philyppis Junior, Nikiforos Joannis-
dc.description.resumoA alta exposição de informações na atualidade é uma constante, facilitada pelas diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A informação tornou-se o produto mais valioso para as empresas, pois ela permite a obtenção de vantagem competitiva no mercado. Entretanto, com as facilidades de transmissão e acesso possibilitadas pelas TIC, é necessário que as empresas saibam definir quais informações são realmente necessárias para atender seus objetivos. Nesse ambiente permeado por informações, algumas delas até falsas ou imprecisas, a atividade de Inteligência Competitiva (IC) funciona como uma ferramenta de importante apoio à tomada de decisão gerencial. Por meio de um Sistema de Inteligência Competitiva (SIC), desempenhado por profissionais com expertise no assunto, este processo formalizado permite uma filtragem do monitoramento do ambiente externo, das informações que, de alguma forma, impactam nos negócios das empresas através de seu ciclo de inteligência – identificação das necessidades informacionais; coleta dessas informações; análise das informações pelos analistas de IC; disseminação interna das informações oriundas do ambiente externo; e avaliação do impacto causado por essas informações sobre os objetivos empresariais. Com vista nesse panorama, a pesquisa apresentou de que forma acontece a troca de informações entre os membros do setor de IC e a alta gerência em uma empresa brasileira que tem atuação nacional e internacional, examinando a procedência das fontes para coleta e recuperação úteis e analisando a relevância do SIC para os negócios da empresa. A pesquisa utiliza o método do estudo de caso, e coleta evidência empírica a partir da entrevista com o responsável por um setor de IC da empresa selecionada, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Procura-se, ao final da pesquisa, identificar como a IC afeta os resultados da empresa estudada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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