Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Regina Maria Macedo Costa-
dc.contributor.authorAlves, Reinaldo Bruno Batista-
dc.date.accessioned2016-11-10T12:06:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:06Z-
dc.date.issued2011-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1080-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas de Sambapt_BR
dc.subjectDivulgação de informaçõespt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleNão fomos catequizados, fizemos foi carnaval: desfile de escola de samba como ferramenta para a divulgação científicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5373756688550990pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1412511336739406pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Antonio José Barbosa de-
dc.contributor.referee2Kubrusly, Ricardo Silva-
dc.description.resumoAs Escolas de Samba em seus desfiles tratam de enredos pesquisados e fundamentados por diferentes referências bibliográficas e documentais. Ao invés da elaboração de trabalhos como monografias, dissertações ou dissertações, no desfile há a elaboração de um trabalho que fundamenta o enredo, onde há várias características que se aproximam dos trabalhos acadêmicos. Entende-se que a representação da cultura brasileira no desfile de Escola de Samba é a preservação da memória e da cultura brasileira, atrelada à celebração da identidade de um povo, acreditando-se ainda em um instrumento de divulgação científica. Ao se refletir sobre como a Escola de Samba tem o poder de atingir os indivíduos, pensa-se que ela tem o poder de aguçar o interesse em assuntos diversos, inclusive os científicos. Diante de um tema envolvente, a apresentação de um tipo de manifestação cultural como divulgação científica, gerou a necessidade de delimitações espacial e temporal para a realização do trabalho. Dessa forma, optou-se por realizar um estudo de caso. Assim, será apresentada a trajetória de uma Escola de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro – Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca - e a relevância dos documentos na construção do seu tema no Carnaval de 2004.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBBAlves.pdf13.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.