Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1084
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O uso de ferramentas gratuitas da web 2.0 para a disseminação da informação: o caso do Twitter em Universidades Públicas Brasileiras (UPBs)
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Nathalia Fernandes da
Tutor: Sá, Maria Irene da Fonseca e
Tutor : Russo, Mariza
Resumen: A Web 2.0 surge como uma rede colaborativa, e em sequência nascem as ferramentas gratuitas colaborativas, que permitem o compartilhamento e a divulgação da informação de maneira interativa, onde produtor e consumidor se confundem. Entre tais ferramentas encontra-se o Twitter, uma rede social, em grande expansão no Brasil, que tem por objetivo disseminar informação em tempo real. O presente estudo busca apresentar o uso da rede social Twitter para a disseminação da informação, por meio de uma pesquisa em Universidades Públicas Brasileiras e seus perfis institucionais. Exibe conceitos de Web 2.0 e sua evolução, assim como de sociedade da informação; explica o que são Redes Sociais e conceitua o objeto de estudo: Twitter. Por fim, apresenta o tópico Arquitetura da Informação e sua importância para se estruturar informações na Web, por meio do conceito de usabilidade. Através de um levantamento quantitativo e qualitativo, este trabalho tem por objetivo mostrar a importância e a facilidade em usar as ferramentas colaborativas gratuitas disponíveis na web 2.0 para disseminar e organizar a informação na conjuntura atual. Sendo pesquisados 107 perfis institucionais, onde a maioria é atualizada diariamente com informações relevantes e atualizados por estudantes.
Materia: Twitter
Web 2.0
Redes sociais
Disseminação seletiva da informação
Universidades e faculdades públicas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-dic-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NFCosta.pdf367.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.