Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1089
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Iniciativas de marketing em websites de bibliotecas nacionais e norte-americanas: um estudo comparativo
Autor(es)/Inventor(es): Mazzuca, Rodrigo
Tutor: Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de
Resumen: Marketing, entendido como o processo através do qual passamos a conhecer e compreender nossos clientes, apresenta-se como importante ferramenta utilizada por gestores, tanto na área de produtos como de serviços. O Marketing bem aplicado permite melhorar os serviços prestados pelas Unidades de Informação. Com o rápido desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente através do uso da Internet, com a Web 2.0, verifica-se a possibilidade de aproximação com clientes reais e potenciais. Este estudo tem como objetivo investigar, analisar e comparar as iniciativas de marketing em websites de bibliotecas públicas nacionais e de bibliotecas públicas norteamericanas, considerando-se a existência do próprio website como uma estratégia de divulgação importante. Esta análise pretende identificar exemplos práticos que evidenciem atitudes de marketing por parte dos profissionais bibliotecários no que tange à adoção de uma orientação voltada para o mercado, a promoção e diferentes estratégias adotadas. Questões como a existência de missão definida, papéis, slogans, logomarcas e outras formas de divulgação são identificadas e analisadas, de maneira que seja possível estabelecer o grau de atenção disponibilizado pelos bibliotecários a essa prática que ganha cada vez mais espaço no mercado da informação no século XXI. O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo empírico, comparativo envolvendo a análise de websites da principal biblioteca pública de cada Estado Brasileiro e da principal biblioteca pública de cada Estado Norte- Americano totalizando setenta e sete bibliotecas pesquisadas.
Materia: Marketing
Biblioteca Pública
Web sites
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-dic-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Rodrigo Mazzuca.pdf568.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.