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dc.contributor.advisorSá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.authorMarra, Patrícia dos Santos Caldas-
dc.date.accessioned2016-11-10T13:57:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:06Z-
dc.date.issued2011-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1090-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectComunicação na ciênciapt_BR
dc.titleA comunicação científica facilitada pelo acesso livre ao conhecimento: um estudo sobre os repositórios institucionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.referee2Sá, Maria Irene da Fonseca e-
dc.description.resumoAs Instituições de Ensino Superior podem ser consideradas como uma das maiores e mais importantes instituições produtoras de conhecimento científico que um país pode ter, porém a disseminação das informações científicas produzidas nesse ambiente não tem ocorrido de maneira viável. Como alternativa a dificuldade na comunicação dos resultados de pesquisas surgem os repositórios institucionais (RIs) que são um tipo de fonte de informação eletrônica, baseada na iniciativa dos arquivos abertos (Open Archvies Initiative - OAI), que visam divulgar amplamente os resultados de pesquisas científicas de forma gratuita e têm um grande potencial para ampliar a visibilidade da informação científica brasileira. O presente estudo buscou identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas em âmbito nacional que possuem iniciativas de repositórios institucionais. A pesquisa foi dividida em três etapas: análise dos sites institucionais das 102 IES identificadas pelo sistema e-MEC visando a localização do e-mail para contato das bibliotecas; aplicação de um questionário constituído de doze questões - nessa etapa foram obtidas 52 respostas, sendo que 19 instituições afirmaram possuir RI e 33 instituições afirmaram não possuir RI; na terceira etapa adotou-se como técnica de coleta de dados a observação direta dos sites institucionais das 50 IES que não responderam ao questionário eletrônico, nessa etapa foram identificados 15 repositórios institucionais. O trabalho apresenta vantagens decorrentes da utilização dos repositórios institucionais como ferramenta de gestão do conhecimento científico capaz de armazenar e disseminar informações, questão que pode ser confirmada com o resultado da presente pesquisa, na qual a disseminação da produção científica da instituição foi apontada por todas as 19 instituições que afirmaram possuir RI, como o principal fator para a sua implantação. Entretanto, a principal dificuldade encontrada para a implantação dos RIs, destacada nesse trabalho, explicita a falta de recursos humanos capacitados nas IES públicas do país para trabalharem na construção e no gerenciamento de repositórios. Com o estudo foi possível perceber que há poucas iniciativas de construção de RIs pelas IES públicas do Brasil, pois apenas 33,3% IES pesquisadas possuem essa importante ferramenta de gestão do conhecimento científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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