Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10955
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mães do pátio do Instituto Benjamim Constant, relatos de experiência: condições para acesso dos seus filhos com deficiência aos bens sociais no município do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Cândido, Lianna Cristina de Oliveira
Advisor: Inoue, Marileia Franco Marinho
Abstract: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram: observação e diários de campo; entrevista semiestruturada e levantamento documental. Acredita-se aqui ter dado voz, através de entrevistas semiestruturadas, as mães institucionalmente invisíveis, que diariamente esperam no pátio, seus filhos cumprirem as atividades escolares no Instituto Benjamin Constant, instituição de referência para escolarização de crianças e adolescentes com deficiências visuais. A pesquisa mostrou que estas mulheres não ficam ali por escolha própria e sim por falta de opção. Aprisionadas pela expectativa social de educar este filho com deficiência visual, longe de casa, num espaço público, vive o drama de ter de conciliar a esta situação suas tarefas de mãe de outros filhos e dona de casa, no espaço privado, das quais não abriu mão. Sendo o serviço Social uma profissão que atua nas expressões da questão social e nas políticas sociais deve ter uma prática profissional que se direcione no acesso de direitos sociais que promova a inclusão social da pessoa com deficiência visual, porém este estudo aponta que existe um desafio para o assistente social de intervir também nesta situação, porém, que hora se apresenta.
Keywords: Política social
Deficiência visual
Inclusão social
Assistência social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CÂNDIDO, Lianna Cristina de Oliveira. Mães do pátio do Instituto Benjamim Constant, relatos de experiência: condições para acesso dos seus filhos com deficiência aos bens sociais no município do Rio de Janeiro. 2015. 82 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCOCândido.pdf666.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.