Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10963
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Determinações sociais e saúde: repercussões observadas nos usuários em adesão ao tratamento da AIDS no Hospital Federal de Ipanema
Author(s)/Inventor(s): Perdigão, Ana Caroline de Cabral
Advisor: Pastorini, Alejandra
Abstract: O presente trabalho é centrado na reflexão sobre as Determinações Sociais da Saúde nos usuários em adesão no Programa de DST/AIDS do Hospital Federal de Ipanema no Rio de Janeiro, resultado da experiência enquanto estagiária em Serviço Social no programa. Ele está dividido em três capítulos, na tentativa de facilitar a leitura, assim como possibilitar, ainda que rapidamente a análise do período histórico e social em que a epidemia se instala no país. O trabalho no Programa de DST/AIDS do Hospital Federal de Ipanema requer a compreensão das Determinações Sociais da Saúde, devendo este ser incluído no decorre de nossa prática. Esta é uma temática que nos permite pensar, compreender e avaliar a relação saúde-sociedade e inclusive indagar que ainda que tenhamos uma política de referência no tratamento da AIDS, os soropositivos carecem de uma atenção especial para os aspectos que transcendem o tratamento com antirretrovirais. O resultado revelou que esses pacientes ainda são invisíveis aos olhos da sociedade, se sentem reprimidos diante da sua condição de soropositivo e para sobreviverem em meio a uma doença estigmatizada e preconceituosa, recorrem ao anonimato e abstenção do direito de lutar por melhorias para sua nova condição de vida.
Keywords: Política de saúde
Assistência social
AIDS
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Aug-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PERDIGÃO, Ana Caroline de Cabral. Determinações sociais e saúde: repercussões observadas nos usuários em adesão ao tratamento da AIDS no Hospital Federal de Ipanema. 2015. 107 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACCPerdigão.pdf957.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.