Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11378
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O fenômeno da nagotização e as macumbarias no carnaval: o apagamento dos Ewè-Fon no desfile de 2003 do G.R.E.S. Unidos da Tijuca
Author(s)/Inventor(s): Carmo, Rennan Elias de Oliveira
Advisor: Reinaldim, Ivair Junior
Abstract: Este trabalho tem como objetivo geral debruçar o olhar sobre os modos de antagonização das matrizes culturais dos povos Ewè-Fon – atual país Benim – em detrimento das narrativas yorubanas – atual Nigéria. Como objetivo específico, a pesquisa consiste num estudo de caso ao analisar os discursos que sustentaram esta antagonização presentes no desfile de carnaval realizado em 2003 do G.R.E.S. Unidos da Tijuca. Além da utilização de acadêmicos estudiosos da diáspora, utilizam-se os ensinamentos da oralitura transpassados nas casas de candomblé de raíz Jeje Mahina, cuja língua rezada é o Fongbè. Pretende-se assim gerar um processo revisionista no estudo de matrizes africanas e observar as inflexões que a Nagotização gerou no imaginário popular, distorcendo a memória e a relação de pertença das quais diverses negres foram privades.
Keywords: Candomblé
Carnaval
Ewè-Fon
Nagotização
Fongbè
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARMO, Rennan Elias de Oliveira. O fenômeno da nagotização e as macumbarias no carnaval: o apagamento dos Ewè-Fon no desfile de 2003 do G.R.E.S. Unidos da Tijuca. 2019. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REOCarmo.pdf673.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.