Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1145
Tipo: Patente
Título: Processo de obtenção de sumos e extratos de espécies de Kalanchoe; aplicação do sumo, extratos e seus componentes para imunossupressão e para o tratamento da leishmaniose
Depositante/Titular: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Sonia Soares
Koatz, Vera Lúcia Gonçalves
Bergman, Bartira Rossi
Resumo: Esta invenção trata de processo de obtenção de sumos e extratos aquosos e alcoólicos de folhas, galhos e folhas, secos ou frescos das espécies de kalanchoe pinnata e kalanchoe brasiliensis, colhidos no Estado do Rio de Janeiro em diferentes épocas do ano. A partir do material vegetal fresco foram preparados: 1) sumos após processamento em triturador e filtração em papel; 2) extrato aquoso a frio ou a quente a 20% (p/v); 3) extratos etanólico e metanólico por maceração durante 3 dias ao abrigo da luz. A partir do material vegetal seco foram preparados: 1) extrato aquoso a quente a 10% (p/v); 2) extratos etanólico e metanólico por maceração a 10%. Os sumos e extratos assim obtidos inibiram a resposta proliferativa de linfócitos humanos e de camundongos in vitro. O extrato aquoso a quente produziu imunossupressão em camundongos, reduzindo respostas humorais e celulares inespecíficas ou específicas. Das vias de administração testadas, isto é, oral, intraperitoneal, tópica ou endovenosa, todas foram, em graus variados, eficazes em produzir imunossupressão. O mesmo extrato, administrado pela via intraperitoneal ou oral, produziu cura em animais infectados com Leishmania m. amazonensis.
Palavras-chave: Sumos aquosos
Espécies de kalanchoe
Leishmaniose
Imunossupressão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais Walter Mors
Instituto de Bioquímica Médica
Data de depósito: 17-Jan-1994
Data de publicação: 26-Set-1995
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Número de Patente: PI 9400120-0 A2
Aparece nas coleções:Patentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PI_94001200A.pdf327.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.