Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1163
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O comportamento de O Estado de São Paulo nas eleições presidenciais de 2010
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Leopoldo Mateus da Silva
Tutor: Dantas, Marcos
Resumen: Analisa a cobertura das eleições presidenciais, de 2010, realizada pelo jornal “O Estado de São Paulo”. Como o periódico anunciou oficialmente, em editorial, apoio à candidatura de José Serra, o trabalho procura responder a uma pergunta simples: teria a posição editorial influenciado na cobertura noticiosa das eleições? As manchetes de capa, chamadas de capa e matérias principais da quarta página (área mais nobre da seção de política) dos meses de agosto, setembro e outubro de 2010 são o material de análise do estudo de caso, que busca descobrir a que tipos de notícia o jornal deu ênfase durante esses meses. A análise é precedida por dois capítulos teóricos, que discutem o conceito de opinião pública e a importância da imprensa na sua formação, as peculiaridades do campo jornalístico, a importância dos editoriais dos grandes jornais, a tendência econômica liberal da grande imprensa brasileira, e casos claros de posicionamentos que marcaram a história de “O Estado de São Paulo”.
Materia: Jornal
Campanha eleitoral
Imprensa
O Estado de São Paulo (jornal)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-dic-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RIBEIRO, Leopoldo Mateus da Silva. O comportamento de O Estado de São Paulo nas eleições presidenciais de 2010. 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LRibeiro.pdf493.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.