Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1172
Tipo: Patente
Título: Sensor optoeletrônico de correntes de fuga
Depositante/Titular: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Werneck, Marcelo Martins
Ribeiro, Ricardo Marques
Resumo: Refere-se a presente invenção a um sensor de correntes de fuga baseado em tecnologia optoeletrônica onde os sinais de luz são codificados pelo acionamento (modulação) direto do mensurando sobre uma fonte óptica. Os sinais ópticos produzidos são transmitidos livremente e/ou por fibra óptica para o potencial de terra. O sensor possui grande confiabilidade, sensibilidade, faixa dinâmica adequada, é imune à interferência eletromagnética, compacto, de baixo peso, pode ser estendido para sensoriamento multiponto, não necessita de energização in-situ e não é eletricamente ligado ao potencial de terra mantendo-se a isolação elétrica. Permite monitorar em tempo real o valor médio das correntes de fuga, assim como seu formato de onda instantâneo em dispositivos tais como isoladores, buchas, pára-raios e chaves, submetidos a diferentes tensões tais como 13,8kv, 25,0kv, 34,5kv, 69kv, 138kv, 230kv, 345kv, 440kv, 500kv, 750kv e 800kv.
Palavras-chave: Sensor optoeletrônico
Correntes de fuga
Tecnologia optoeletrônica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Data de depósito: 7-Mai-2002
Data de publicação: 3-Out-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Número de Patente: PI 0201682-6 A2
Aparece nas coleções:Patentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PI_02016826A.pdf645.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.