Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12029
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo da autoria e da autoridade na Wikipédia
Author(s)/Inventor(s): Quintanilha, Larissa Guimarães
Advisor: Zattar, Marianna
Abstract: Estuda os aspectos relacionados à autoria e autoridade nos conteúdos dos verbetes da Wikipédia. Aponta, como uma das justificativas, a necessidade de práticas informacionais críticas com a avaliação de fontes de informação em contextos de desinformação e hiperinformação. Para isso, indica das temáticas referentes à autoria, coautoria e colaboração (Beatriz Martins, Samili Vanz e Ida Stumpf), fonte de informação (Lena Pinheiro, Murilo Cunha, Maria Inês Tomaél e Marta Valentim), competência em mídia e em informação (Arthur Bezerra, Regina Beluzzo, Bernadete Campello e Eli Pariser), desinformação (Vladimir Volkoff, Don Fallis, Vladimir Brito e Marta Pinheiro). Desenvolve uma pesquisa descritiva e exploratória em seu procedimento metodológico na elaboração da análise da autoria e da autoridade dos verbetes da Wikipédia, servindo como medidores na identificação da qualidade e veracidade com que são produzidos os verbetes. Apresenta como resultado, o surgimento das diferentes práticas de autoria e validação de autoridade como forma de avaliar uma fonte de informação. Conclui que a competência em informação é o principal aliado no combate a desinformação e a informação falsa.
Keywords: Fontes de informação
Competência informacional
Autoria
Wikipédia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LGQuintanilha.pdf621.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.