Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1212
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O jornalismo televisivo como mais uma possibilidade de atuação profissional do bibliotecário: o estudo de caso da TV Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Sena, Carolina Carvalho
Orientador: Guedes, Vânia Lisboa da Silveira
Coorientador: Senna, Ana Maria
Resumo: Aborda a indexação da informação imagética de telejornalismo. Assim sendo, está pautado na ideia de que a televisão constitui-se em meio dinâmico e ágil de transmissão de informação, especialmente no que se refere à amplitude de público que alcança com os telejornais. Com base nesse pressuposto, são considerados os conceitos de indexação e recuperação de imagens, sociedade midiática, televisão e telejornalismo, salientando-se algumas vantagens ligadas à televisão como canal de transmissão de informação. A partir daí, é relatada uma visita ao centro de documentação da TV Brasil, durante a qual se buscou observar o funcionamento do setor de indexação de imagens, sua equipe operacional, o instrumento de representação temática adotado, assim como o processo de análise e de indexação do conteúdo informacional das imagens. Nesse sentido, objetivou-se, sobretudo, investigar como o sistema atende à pluralidade de usuários, interna e externamente, e demonstrar a importância da atuação do profissional bibliotecário em ambientes televisivos, principalmente devido à sua competência para a análise e representação temática da informação veiculada em documentos icônicos, que possuem uma multiplicidade de interpretações e demandantes. Finalmente, são sugeridas algumas técnicas de indexação de imagens que podem contribuir para que o centro de documentação da TV Brasil atinja com maior precisão os seus objetivos.
Palavras-chave: Recuperação da informação
Televisão
Processamento de imagens
Telejornal
TV Brasil
Representação temática
Bibliotecário
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Ago-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1212
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SENA, Carolina. O jornalismo televisivo....pdf437,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.