Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Maria Irene da Fonseca e-
dc.contributor.authorPinto, Anna Raquel Ferreira Serra-
dc.date.accessioned2017-01-06T11:33:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:10Z-
dc.date.issued2010-08-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1213-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de Interfacespt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectInterfaces de Buscapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDesign Centrado no Usuáriopt_BR
dc.subjectGooglept_BR
dc.titlePrincípios do design de interfaces aplicados à buscapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Filho, Maria das Graças Freitas Souza-
dc.contributor.referee1Malin, Ana Maria Barcellos-
dc.description.resumoO excesso de informação e o avanço das tecnologias de informação e comunicação vêm valorizando as ferramentas que se propõem a possibilitar o acesso à informação que responde às necessidades formuladas pelo usuário. O conhecimento da necessidade é o ponto de partida para uma atividade que é realizada desde o início do registro da informação: a busca. A técnica e a arte de encontrar a informação desejada evoluíram junto com os suportes, mas a necessidade de informação e a dificuldade de identificá-la, processá-la e resolvê-la não mudaram. O design centrado no usuário estabelece uma série de recomendações para fazer com que o usuário esteja no domínio de sua experiência, focando na usabilidade do design. Esta ação de empowerment é estratégica, sobretudo no ambiente web que torna fácil para o usuário ir de um website a outro, caso a experiência seja insatisfatória. Assim, propõe-se neste trabalho a análise das interfaces de busca do ponto de vista da usabilidade, a fim de investigar o relacionamento entre usabilidade e satisfação da necessidade de informação. Para exemplificar a aplicação dos princípios de design de interfaces na busca, propôs-se um estudo da interface do Google, o site de buscas mais utilizado no mundo. Embora o Google tenha como serviço primário a busca, e, portanto, utilize recursos para continuamente aprimorar a experiência, ferramentas de busca encontram-se integradas em muitos outros tipos de websites e sistemas, que devem também observar os princípios e boas práticas a fim de proporcionar uma experiência satisfatória para o usuário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PintoARFS_PrincipiosdoDesigndeInterfacesAplicadosaBusca.pdf4.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.