Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1222
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Clarissa Jurandi
Orientador: Malin, Ana Maria Barcellos
Coorientador: Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira
Resumo: O processo de transição de uma Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação está impactando a formação educacional dos indivíduos. O mercado de trabalho se transforma, e com isso a formação educacional também passa por um momento de mudança, uma vez que precisamos de pessoas mais capacitadas para atuar com as novas tecnologias da Informação. Neste novo cenário, surgem novos cursos, com novas tônicas. Este trabalho tem por objetivo conhecer e identificar as características dos novos cursos de Graduação de Gestão da Informação no Brasil e assim, evidenciar a formação educacional de um Gestor da Informação. Os indicardores quantitativos e qualitativos de tendências nesse sentido, foram obtidos através de uma pesquisa empírica, de caráter descritivo realizada no site das Universidades portadoras das graduações, por contatos via telefone e email.Os resultados apontam uma tendência de formação educacional voltada para três grandes campos do conhecimento: Administração, Ciência da informação e Tecnologia da Informação. Conclui sobre a multidisciplinariedade dos cursos de Gestão da Informação e a necessidade de estudos futuros relacionados ao conteúdo das disciplinas oferecidas nas graduações de Gestão da Informação no Brasil.
Palavras-chave: Formação Educacional
Gestão da Informação
Currículo de ensino superior
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHADO Clarissa J.pdf394.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.