Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1224
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O Twitter como ferramenta para disseminação da informação no Serviço de Referência Virtual: o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Autor(es)/Inventor(es): Freire, Klara Martha Wanderley
Tutor: Sá, Nysia Oliveira de
Tutor : Russo, Mariza
Resumen: Tem por objetivo apresentar o funcionamento do site Twitter como ferramenta de Serviço de Referência Virtual (SRV), tendo como foco o perfil não-institucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); busca identificar a natureza do material informacional que chega até ele. Exibe o papel do bibliotecário no SRV como facilitador da informação, baseado na Teoria da Biblioteca 2.0, e gestor no contexto apresentado. Quanto aos recursos metodológicos, foram utilizados artigos científicos e outros tipos de fontes para estudo do “estado da arte” e software para apresentação dos dados contabilizados quando da identificação da natureza das informações recebidas pelo perfil da UFRJ no Twitter, sendo estas divididas em grupos de semelhanças. Explora o perfil da Web e o bibliotecário, a identificação de mudança de perfil destes tópicos, sendo uma transformação consequência da outra; o SRV, conceituação e sua evolução; a concepção e conceituação do serviço de microblogging Twitter; o objeto da pesquisa, criação, funcionamento e administração do mesmo. Os resultados encontrados evidenciam que o material publicado no perfil pareceu ser relevante, uma vez que foram muitas as reutilizações do que foi postado. O público que acompanha as atualizações mostrou considerar o perfil influente e conhecido, já que o cita em suas mensagens, pede divulgações e indica para que seja acompanhado por outros. Algumas questões sobre a Universidade também foram enviadas. Mostrou-se importante também a participação da comunidade junto ao trabalho do bibliotecário quando da atuação do mesmo. Considera-se que o SRV é prática em constante desenvolvimento e o bibliotecário deve se programar para prestar bons serviços e seguir as tendências para tentar sempre estar ao lado de seus usuários para minimizar a dificuldade do encontro da informação e seus interessados.
Materia: Serviço de referência virtual
Tecnologia de informação e comunicação
Web 2.0
Mídias sociais
Twitter
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-dic-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FREIRE, Klara. O Twitter... Versão Final.pdf300.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.