Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1244
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dc.contributor.advisorBreitschaft, Paulo Senra-
dc.contributor.authorNovaes, Raquel Lopes-
dc.date.accessioned2017-01-10T17:30:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:28Z-
dc.date.issued2008-11-14-
dc.identifier.citationNOVAES, Raquel Lopes. A relação entre valor de mercado e valor de marca: o caso da TAM entre novembro de 2006 e novembro de 2007. 2008. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1244-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectValor da marcapt_BR
dc.subjectReposicionamento de marcapt_BR
dc.titleA Relação entre valor de mercado e valor de marca: o caso da TAM entre novembro de 2006 e novembro de 2007pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3319795080813423pt_BR
dc.contributor.referee1Gallotti, Luiz Solon Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488pt_BR
dc.contributor.referee2Nolasco, Sócrates Alvares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7806093153450971pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a relação existente entre o valor de mercado e o valor de marca, a partir da análise da TAM no período entre novembro de 2006 e novembro de 2007. Nesse período o valor de mercado da TAM sofreu severas variações e ocorreu o que ficou conhecido na mídia como Caos Aéreo e gerou uma sucessão de impactos negativos nas marcas das empresas atuantes no setor da aviação nacional, que geraram respostas dessas empresas. A companhia adotou no começo de 2007 uma série de medidas para recuperar a imagem da TAM. Além disso, outro golpe sofrido pela empresa foi o acidente com o Airbus 320 – vôo 3054, de Porto Alegre com destino a São Paulo – que saiu da pista durante o pouso, se chocou contra o prédio da TAM Express e somou 199 vítimas. A pesquisa revela em que aspectos ações realizadas no mercado financeiro podem fortalecer ou enfraquecer uma marca, bem como avalia se as ações de comunicação e publicidade construídas para uma marca interferem de alguma forma no valor de mercado dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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