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dc.contributor.advisorAlmeida, Alda Rosana Duarte de-
dc.contributor.authorSampaio, Gabriel Soares-
dc.date.accessioned2017-01-13T16:38:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:26Z-
dc.date.issued2012-07-11-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Gabriel Soares. Servindo alegria: a prestação de serviço dos blocos no carnaval de Salvador. 2012. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1267-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectPrestador de serviçospt_BR
dc.subjectEventopt_BR
dc.titleServindo alegria: a prestação de serviços dos blocos no carnaval de Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Monica Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Claudete Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o processo do surgimento da prestação de serviços nos blocos do carnaval de Salvador. O trabalho tem como ponto de partida a origem do carnaval de rua na Bahia com a criação do trio elétrico, que foi o grande diferencial soteropolitano, e seu grande impacto na dinâmica da festa. A partir daí, os primeiros blocos começam a surgir ainda amadores, até que um deles, o bloco Camaleão, começa a perceber que a diversão poderia se transformar em um próspero e lucrativo negócio. Surge, então, o carnaval-negócio, termo criado por Paulo Cesar Miguez, pesquisador especialista no tema. As formas de venda culminam na criação da Central do Carnaval, empresa responsável pela venda dos blocos e que é objeto de um estudo de caso. Paralelo a isso, os serviços prestados por formas alternativas de vendas de blocos também são analisados, aplicando-se os conceitos de Marketing de Serviço de autores como Kotler, Zeithaml e Bitner.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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