Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1296
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Televisão e narcisismo: a indústria da frustação
Autor(es)/Inventor(es): Cattapan, Julio Cesar Rodrigues
Orientador: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumo: Estudo da relação entre televisão e cultura do narcisismo no processo de formação de consumidores. O ponto de partida para a análise é a constatação feita pelo filósofo Christopher Lasch de que a cultura norte-americana é fortemente narcisista, constatação que parece se aplicar também aos países industrializados sob forte influência norte-americana, incluindo-se aí o Brasil. Explica-se brevemente o conceito de narcisismo em psicanálise para então se passar a uma análise mais detalhada sobre a cultura do narcisismo e o tipo de indivíduo que ela produz, caracterizado, principalmente, por uma excessiva preocupação com a própria imagem, uma vaga insatisfação consigo mesmo e a percepção de que as relações sociais são campos de batalha em que é preciso se armar contra o inimigo. Em seguida, analisa-se como a televisão, e a publicidade que ela veicula, influi na formação da cultura do narcisismo. A televisão estimula o narcisismo do telespectador ao lhe fazer crer que todos os desejos dele devem ser satisfeitos plena e imediatamente. Ao mesmo tempo, ela o incita a querer sempre mais, a estar sempre insatisfeito consigo mesmo. Essa constante produção de narcisismo e insatisfação consigo mesmo constitui-se no principal propulsor do consumo na fase atual do sistema capitalista.
Palavras-chave: Televisão
Narcisismo
Comportamento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Nov-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CATTAPAN, Julio Cesar Rodrigues. Televisão e narcisismo: a indústria da frustração. 2004. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCattapan.pdf403.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.