Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1302
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O vídeoclipe como mídia publicitária
Autor(es)/Inventor(es): Boaventura Neto, Renê
Orientador: Rett, Lucimara
Resumo: O videoclipe surgiu para auxiliar artistas a promover seus álbuns em vários lugares ao mesmo tempo. Com o surgimento da internet e, posteriormente, da convergência das mídias e da cultura participativa, o consumo de música se voltou para o mercado de nicho em sites de compartilhamento de música de forma gratuita e os videoclipes perderam seu propósito inicial. A partir desse cenário, as gravadoras passaram a usá-los como uma forma não somente de promover os artistas, mas também marcas, rentabilizando o conteúdo de entretenimento. Este estudo tem como objetivo analisar o videoclipe enquanto mídia publicitária. Veremos sua origem, sua história e o que faz dele uma boa estratégia publicitária, observando o emprego de técnicas de Product Placement, Branded Content, entre outros. Para tanto, serão analisados os seguintes videoclipes “Poker Face” de Lady Gaga, “who’s that chic” de David Guetta e Rihanna, “It’s my Party”de Jessie J, “Work B**ch” de Britney Spears, “Rock n Roll” de Avril Lavigne, “Needing/Getting” de OK GO, “Eduardo e Mônica” da Legião Urbana feito para a Vivo e “United Breaks Guitars” de Sons of Maxwell.
Palavras-chave: Cultura de convergencia
Mídia
Videoclipe
Cultura participativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BOAVENTURA NETO, Renê. O vídeoclipe como mídia publicitária. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBNeto.pdf876.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.