Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1313
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Dumphreys, Lucas
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: Analisa e discuti os efeitos dos filtros personalizados do Facebook e como os algoritmos desta rede social podem direcionar a opinião política dos seus usuários. Para isso, busca-se compreender o conceito de redes sociais através de autores como Paul Adams e Miller McPherson entre outros, para traçar um breve panorama histórico a respeito das redes sociais online. Em seguida, discute-se o desenvolvimento dos filtros personalizados na internet ao longo do tempo, a partir da tese de Eli Pariser, e seu possível impacto na exposição de informações políticas homogêneas ou heterogêneas nas redes sociais online. Por fim aplicou-se um questionário com alunos da Escola de Comunicação da UFRJ a fim de observar empiricamente os conceitos abordados durante o trabalho. Os resultados apontam para duas tendências que se reforçam mutuamente: que as escolhas pessoais tendem a influenciar o funcionamento dos filtros das plataformas na Internet e ao mesmo tempo, que os filtros tendem a reforçar as escolhas e opiniões prévias, o que configura um potencial das redes sociais online de suprimir a heterogeneidade de informações.
Palavras-chave: Redes sociais
Ideologia
Facebook
Filtro de informação
Informação seletiva
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DUMPHREYS, Lucas J L. Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e apolarização da opinião política no Brasil. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1313
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LDumphreys.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.