Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1323
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: The Vampire Diaries: uma análise do comportamento dos fãs da série em meio a convergência midiática
Autor(es)/Inventor(es): Henriques, Thayane de Souza
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: A convergência midiática é um processo possibilitado pelo avanço da internet em que todos os meios de comunicação tradicionais convergem para ela. Ganhando força na atualidade, a convergência implica em transformações na forma de produzir e consumir conteúdos midiáticos. Além disso, os consumidores se modificam, tendendo a abandonar a passividade e ir em busca de um comportamento mais ativo e participativo. Assim, as comunidades virtuais aparecem, nesse contexto, como espaços ideais para os fãs trocarem informação e experiência e exporem opiniões, ou seja, para o desenvolvimento de um perfil mais participativo. Paralelo a isso, os consumidores assumem o papel de produtores, desenvolvendo diversos conteúdos derivados de um original, compartilhando-os na internet. A presente monografia tem como objetivo principal analisar o comportamento dos fãs da série The Vampirie Diaries em meio a convergência, averiguando se são participativos e ativos ou passivos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o público da série, que se mostrou participativo, apresentando características que Jenkins (2009) acredita existir nos novos consumidores. Além disso, os participantes mostraram ser consumidores de produtos físicos ligados ao seriado, como livros e DVDs.
Palavras-chave: Cultura de convergencia
Comunidade virtual
Comportamento do fã
Pesquisa de público
Seriado
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: HENRIQUES, Thayane de Souza. The Vampire Diaries: uma análise dos fãs da série em meio a convergência midiática. 2016. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1323
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THenriques.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.