Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1327
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Representação das idenditades lésbicas na telenovela brasileira: uma análise discursiva de Babilônia e Em Família
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Camila Patrocínio
Tutor: Nolasco, Sócrates Alvares
Resumen: Analisa as diferenças e semelhanças entre o discurso sobre a homossexualidade feminina presente no imaginários popular e aquele reproduzido na mídia de massa brasileira. Os objetos do estudo são as telenovelas Em Família, de 2014, e Babilônia, de 2015, ambas populares e recentes telenovelas brasileiras veiculadas no horário nobre da Rede Globo. Através dos estudos sobre mediações de Jesus Martin-Barbero, o primeiro capítulo faz um panorama da linguagem do melodrama do teatro popular à televisão e das personagens lésbicas nas produções teledramatúrgicas. Com base na teoria Queer, o segundo capítulo consiste em uma análise de alguns dos principais discursos que interagem com o da homossexualidade feminina, montando assim um quadro geral sobre o movimento LGBT no Brasil e os discursos sobre gênero e sexo. Já a última parte da dissertação bisca explorar os encontros das figuras recorrentes nos discursos da homossexualidade feminina e do melodrama e suas relações com as figuras e os discursos sobre o mesmo tema apresentados nas telenovelas. A pesquisa teórica em diálogo com uma análise de conteúdo das obras selecionadas concluiu que, dentro da lógica da teoria Queer, as quatro personagens analisadas pouco desafiam, à seus próprios modos, figuras menores presentes no discurso normativo da homossexualidade feminina, abordando temas pertinentes para a desconstrução do imaginário coletivo sobre a homossexualidade feminina.
Materia: Telenovela
Aspecto Social
Homossexualidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LOPES, Camila Patrocínio. Representação das idenditades lésbicas na telenovela brasileira: uma análise discursiva de Babilônia e Em Família. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CLopes.pdf950.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.