Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1347
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Explain like I'm five: etnografia de um grupo online de divulgação científica colaborativa
Autor(es)/Inventor(es): Salvador, Lucas Apostolo dos Santos Freire
Tutor: Cardoso, Monica Machado
Resumen: Estuda como se dá a relação entre os membros de uma comunidade de discussão online focada em divulgação científica colaborativa. Foram utilizadas as teorias da internet E³ (incorporada, corporificada e cotidiana), a cultura da convergência, a inteligência coletiva e a Web 2.0 para fazer uma etnografia na internet para identificar as características das pessoas que participam do grupo Explain Like I'm 5, um dos fóruns mais populares do site Reddit. No início apresenta um breve histórico da divulgação científica em outras mídias até chegar à internet e sua relação com o contexto histórico de cada época. A partir daí, por meio da literatura especializada, estabelece como o site Reddit e a comunidade Explain Like I'm 5 proporcionam um excelente local para troca de informações, inclusive, informações científicas. Faz uma análise, então, qualitativa da relação entre os membros da comunidade com base em suas interações (publicações e comentários) nesse ambiente virtual.
Materia: Mídia eletrônica
Divulgação científica
Reddit
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SALVADOR, Lucas Apostolo dos Santos Freire. Explain like I'm five: etnografia de um grupo online de divulgação científica colaborativa. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSalvador.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.