Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1347
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Explain like I'm five: etnografia de um grupo online de divulgação científica colaborativa
Autor(es)/Inventor(es): Salvador, Lucas Apostolo dos Santos Freire
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Estuda como se dá a relação entre os membros de uma comunidade de discussão online focada em divulgação científica colaborativa. Foram utilizadas as teorias da internet E³ (incorporada, corporificada e cotidiana), a cultura da convergência, a inteligência coletiva e a Web 2.0 para fazer uma etnografia na internet para identificar as características das pessoas que participam do grupo Explain Like I'm 5, um dos fóruns mais populares do site Reddit. No início apresenta um breve histórico da divulgação científica em outras mídias até chegar à internet e sua relação com o contexto histórico de cada época. A partir daí, por meio da literatura especializada, estabelece como o site Reddit e a comunidade Explain Like I'm 5 proporcionam um excelente local para troca de informações, inclusive, informações científicas. Faz uma análise, então, qualitativa da relação entre os membros da comunidade com base em suas interações (publicações e comentários) nesse ambiente virtual.
Palavras-chave: Mídia eletrônica
Divulgação científica
Reddit
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SALVADOR, Lucas Apostolo dos Santos Freire. Explain like I'm five: etnografia de um grupo online de divulgação científica colaborativa. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSalvador.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.