Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1361
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Netwar: ativismo na era da informação
Autor(es)/Inventor(es): Franco, Bruno da Silva
Orientador: Argolo, José Amaral
Resumo: Estuda o conceito relativamente novo e pouco estudado pela sociologia política, a netwar. Este termo aplica-se à imbricação entre ativismo político e as tecnologias de informação e comunicação, visando sempre expandir a margem de consenso obtida por um movimento social para além de seu nicho de origem. Para isso, foi necessário consultar as pesquisas pioneiras responsáveis pelo surgimento do termo, bem como as abordagens subseqüentes. Além de esmiuçar a teoria conceitual, partiu-se para duas análises: uma ampla e mais rápida, que desse conta da aplicabilidade múltipla da netwar e outra restrita e pormenorizada, um estudo de caso paradigmático. O trabalho dá conta do ativismo, seja pacífico ou violento, sem contudo esquecer-se da necessária resposta por parte dos aparelhos repressivos de Estado, principalmente no setor de inteligência.
Palavras-chave: Ativismo
Tecnologia de informação e comunicação
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FRANCO, Bruno da Silva. Netwar: ativismo na era da informação. 2005. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1361
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BFRANCO.pdf431,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.