Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13613
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo preliminar de viabilidade técnico-econômica relativo à produção de uma nova vacina recombinante contra febre amarela
Author(s)/Inventor(s): Silva, Lucas dos Santos
Advisor: Castilho, Leda dos Reis
Co-advisor: Flávia, Chaves Alves
Abstract: A febre amarela é uma doença viral de alta letalidade que é endêmica em vastas regiões da África e das Américas. Devastadora até o desenvolvimento de uma vacina na década de 1930, ainda hoje é responsável por 29.000-60.000 mortes por ano e causa surtos esporádicos, como na África em 2016 e no Brasil em 2017-2018. Além disso, há o risco de que o vírus se espalhe e inicie transmissão local em áreas ainda não-endêmicas, como evidenciado pelos casos importados para a China que ocorreram durante a epidemia na África em 2016. A principal forma de combate à doença é a vacinação, sendo a vacina atual produzida com o vírus atenuados em ovos embrionados de galinha. Apesar de segura e eficaz, a vacina atual apresenta limitações, principalmente no que se refere ao aumento da escala de produção para atender as demandas em situações de surto, além de efeitos adversos raros, mas fatais. Assim, uma nova vacina e uma nova tecnologia de produção se mostram necessárias. O presente trabalho analisa a oportunidade econômica da produção de uma nova vacina recombinante baseada em partículas pseudo-virais (VLPs) produzidas por células HEK293 em biorreatores. A partir de uma análise de mercado e projeção de demanda, a capacidade da planta foi definida em 40 milhões de doses anuais. Com base nesta capacidade produtiva e na síntese do processo realizada, os equipamentos foram dimensionados e consumo de matérias-primas necessárias foi calculado. O investimento total e os custos totais de produção foram calculados, resultando em um custo unitário por dose de US$ 0,35. Os dados obtidos para valor presente líquido (US$ 19,68 milhões), taxa interna de retorno (19,76%) e tempo de retorno do investimento (6 anos a partir do início de operação da planta) indicaram o projeto como economicamente viável. Análises de sensibilidaderealizadas para estudar diferentes cenários indicaram que o preço de venda do produto, a quantidade de doses vendidas e o custo dos estudos clínicos são variáveis de grande impacto.
Keywords: Produção de vacina
Avaliação técnico-econômica
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Dec- 12
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Lucas dos Santos. Estudo preliminar de viabilidade técnico-econômica relativo à produção de uma nova vacina recombinante contra febre amarela. 2020. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Engenharia de Bioprocessos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSSilva.pdf999.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.