Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1366
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mapeamento da pegada de carbono a partir das inter-relações econômicas e nos setores de serviços e indústria: uma aplicação
Autor(es)/Inventor(es): Ely, Diana Carneiro
Tutor: Ribeiro, Eduardo Pontual
Resumen: Apresenta uma metodologia econômica para mapear a pegada de carbono de uma cidade gerada pela atividade econômica. A metodologia se caracteriza em destacar as inter-relações econômicas entre os setores e regiões: o modelo de insumo-produto multi-regional. Tabelas de insumo-produto multi-regional e tabelas de usos e recursos não estavam disponíveis para pequenas regiões no passado, mas uma mudança neste cenário pode ser vista em novas iniciativas como o laboratório virtual de ecologia industrial australiano (IELab, acrônimo em inglês para “Industrial Ecology Virtual Laboratory”) - que é uma plataforma de banco de dados virtual colaborativa que hospeda dados: multi-regionais, de usos e recursos e de contas satélites - em vários níveis de agregação. A perspectiva do consumidor é a escolhida nesse trabalho, pois muitos estudos têm sido publicados demonstrando a importância de medir as emissões de gases de efeito estufa da perspectiva do consumidor além da tradicional perspectiva do produtor. O objetivo é avaliar a pegada de carbono da demanda final da cidade de Gold Coast de produtos específicos: produtos industrializados e serviços. Avaliando suas cadeias de fornecimento, usando este modelo multi-regional de usos e recursos da Austrália, com quatro regiões distintas do IELab, conclui-se que os produtos com maior emissão de CO2 são os produzidos pela indústria, eletricidade, bens e transportes.
Materia: Carbono
Aspectos econômicos
Setor industrial
Setor de serviços
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DCEly.pdf13.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.