Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1372
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo sobre jovens que não estudam e não trabalham no Rio de Janeiro (2004-2014)
Author(s)/Inventor(s): Martins, Júlia Soihet
Advisor: Pero, Valéria Lúcia
Abstract: Analisa de que forma o perfil dos jovens que não estudam e não trabalham evoluiu no Brasil, e mais especificamente no Rio de Janeiro (RJ) no período entre 2004 e 2014, destacando suas principais características individuais e familiares (escolaridade, sexo, maternidade, estrato de renda, etc.) O estudo é feito a partir da apresentação da literatura já existente sobre o tema e por meio da análise de dados. Utiliza-se a base de dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicilio entre os anos de 2004 a 2014. Restringiu-se a amostra para o Estado do Rio de Janeiro e indivíduos entre 18 e 24 anos, para obtenção de resultados mais consistentes. Os resultados mostram que o contingente de jovens que não estão na escola e não participam do mercado de trabalho cresceu entre homens e mulheres sem filho, enquanto decresceu entre as mães. Observa-se também que a despeito do avanço em anos de escolaridade, houve um aumento no número de jovens mais escolarizados que não estudam e não trabalham, principalmente aqueles com Ensino Médio Completo. Por fim, percebe-se também que a maior proporção dos indivíduos fora da escola e do mercado de trabalho concentra-se nos domicílios que estão entre os 40% mais pobres do estado do RJ.
Keywords: Educação e trabalho
Análise de dados
Jovens
Rio de Janeiro (RJ)
Condições sociais
Condições econômicas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSMartins.pdf792.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.