Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVaz, Paulo Roberto Gibaldi-
dc.contributor.authorBonates, Lucas Costa-
dc.date.accessioned2017-02-09T16:16:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:34Z-
dc.date.issued2005-11-22-
dc.identifier.citationBONATES, Lucas Costa. Cumprindo o IDE: o uso estratégico dos meios de comunicação pelas igrejas cristãs. 2005. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1386-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectIgrejaspt_BR
dc.titleCumprindo o IDE: o uso estratégico dos meios de comunicação pelas igrejas cristãspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807pt_BR
dc.contributor.referee1Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.referee3Paiva, Raquel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847pt_BR
dc.description.resumoDemonstra a importância dos meios de comunicação para a sobrevivência das instituições cristãs, em especial as denominações protestantes, no Brasil situado no contexto da sociedade pósmoderna. Em outras palavras, pretende-se identificar como o cristianismo se relaciona com a formação cultural da sociedade moderna e a necessidade que esta religião tem, hoje, de responder às questões suscitadas pela nova organização pós-moderna. Para isso, a pesquisa se dividirá em identificar a atuação da mensagem cristã nos meios de comunicação de massa. Nesse sentido, a produção audiovisual, radiofônica, o mercado fonográfico e os veículos impressos será objeto de descrição para estabelecer os pontos de avanço, estagnação e retrocesso da doutrina cristã em relação à prática cultural. Os estudos analíticos dos programas Show da Fé (TV), o Debate Melodia Jovem, programa radiofônico do tipo mesaredonda que reúne pastores de diferentes denominações com o objetivo de discutir e doutrinar o público jovem segundo preceitos cristãos e os filmes Irmãos de Fé e A Paixão de Cristo dão um panorama da mudança da mentalidade cristã em relação ao uso dos meios de comunicação. A análise se baseia sobre o prisma da formação de identidade e da moral cristã na pós-modernidade. Rege o trabalho a idéia central de que o cristianismo influencia a formação cultural da sociedade da fragilidade através dos meios de comunicação de massa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBONATES.pdf316.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.