Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1387
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJunqueira, Maria Helena Rego-
dc.contributor.authorLustosa, Regina Lúcia Lopes-
dc.date.accessioned2017-02-09T17:30:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:34Z-
dc.date.issued2005-11-22-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Regina Lúcia Lopes. Mídia e poder na aldeia global: uma análise sobre a atuação midiática nas sociedades contemporâneas. 2005. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1387-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectIdeologia mercadológicapt_BR
dc.titleMídia e poder na aldeia global: uma análise sobre a atuação midiática nas sociedades contemporâneaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Tucherman, Ieda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710906080404292pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Ana Paula Goulart-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2408262120718131pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a atuação da mídia na sociedade contemporânea e a interferência dos produtos midiáticos na vida do indivíduo moderno. Aborda a questão do poder simbólico dos discursos dominantes, envolvendo a problemática da imposição de valores e da luta de classes. Avalia o desenvolvimento histórico dos meios de comunicação através de um exame sobre os desdobramentos do processo de globalização e seus aspectos positivos e negativos para as sociedades. O estudo discute as produções midiáticas a partir de conceitos como a padronização, a reprodução de valores, o monopólio sobre a informação e a ideologia do consumo. Demonstra a necessidade de se resgatar o papel social da mídia e reafirmar seus princípios éticos, através da conscientização e do comprometimento dos profissionais de comunicação com os interesses coletivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RLustosa.pdf573.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.