Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1388
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mídia e imagem corporal: discurso telejornalístico e ideal de beleza feminina
Autor(es)/Inventor(es): Medina, Camila Braga
Tutor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumen: Esse trabalho procura compreender qual o papel dos meios de comunicação, em especial o da televisão, na construção de subjetividades e de que modo contribuem para a disseminação de um ideal de beleza. Para isso, busca-se relacionar o discurso telejornalístico (que é o tomado por verdadeiro atualmente, e muitas vezes considerado porta-voz do discurso científico) da maior emissora do país às características da contemporaneidade, analisando as relações de causa e efeito entre tal discurso e a sociedade, e procurando entender de que forma a mídia influencia nas novas concepções e transformações do corpo. O trabalho visa mostrar, também, que a beleza é um conceito relativo, construído através da cultura e das experiências de um indivíduo. Para exemplificar tal idéia, faz-se necessário um estudo histórico sobre os conceitos de beleza e de corpo na sociedade ocidental, percebendo de que modo eles foram e são assimilados, e como se configuram por negociações culturais e em formas de poder.
Materia: Corpo
Beleza
Discurso telejornalístico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-nov-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MEDINA, Camila B. Mídia e imagem corporal: discurso telejornalístico e ideal contemporâneo de beleza feminina. 2004. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CMedina.pdf488.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.