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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável
Autor(es)/Inventor(es): Póvoa, Jonas
Araújo, Raphaela
Tutor: Tavares Junior, Frederico Augusto
Resumen: Grandes questões desafiam o século XXI, certamente conciliar progresso econômico à preservação dos recursos naturais é uma delas. Desde que foi criado em 1987, o termo “desenvolvimento sustentável” vem ganhando mais importância e ocupando o topo das agendas corporativas. A mídia, as ONGs, o setor público e sobretudo a iniciativa privada vem se apropriando do discurso “sustentável” como uma grife, uma marca a ser usada, na maioria das vezes em troco de respaldo social. Ocasionalmente esses atores utilizam a “linguagem verde” como discurso infundado, transmitindo uma imagem ambientalmente responsável que não condiz com a realidade. Nesses casos, entra em cena o greenwash. O trabalho se propõe a analisar a trajetória que deu origem ao greenwash, a importância da comunicação nesse processo, abordando temas como sociedade de consumo, desenvolvimento sustentável, movimento de ecologização da sociedade, mercado verde, marketing ambiental, e por fim, como alternativa em contramão ao greenwash a perspectiva do Marketing 3.0. O projeto apresenta como exemplo uma análise pontual de como a Nike, migrou de acusações de greenwash ao marketing 3.0, incorporando a sustentabilidade e inovação no âmago da empresa.
Materia: Marketing
Sustentabilidade
Inovação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PÓVOA, Jonas; ARAÚJO, Raphaela. Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável. 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

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