Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1406
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dc.contributor.advisorSilva Júnior, Amaury Fernandes da-
dc.contributor.authorFonseca, Robson Jandyroba Pinto da-
dc.date.accessioned2017-02-10T16:20:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:34Z-
dc.date.issued2012-07-13-
dc.identifier.citationFONSECA, Robson Jandyroba P. da. Do Global ao Local: Um estudo de caso sobre a adaptação visual da Coca-Cola ao Festival de Parintins. 2012. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1406-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectFestival de Parintinspt_BR
dc.subjectCoca-Colapt_BR
dc.titleDo global ao local: um estudo de caso sobre a adaptação visual da Coca-Cola ao festival de Parintinspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Monica-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.contributor.referee2Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.description.resumoCom a globalização o mundo fica mais integrado. O encurtamento de distâncias permite que marcas globais se expandam para territórios antes inalcançáveis e incompatíveis e este processo globalizacional parece, a priori, estar contribuindo para a construção de uma cultura homogênea mundial. Entretanto, o objetivo deste trabalho é observar como alguns contextos locais exigem que marcas globais se adaptem às suas expressões. O Festival de Parintins, no Amazonas, compõe um destes casos. A gigante Coca-Cola, patrocinadora mais antiga do evento, necessitou se adaptar visualmente à festa, incluindo peças publicitárias, aplicação de logomarca e a exclusiva lata azul, coincidentemente cor de sua maior concorrente. Além dela, outras marcas também fizeram o mesmo. Através da análise da história da Coca-Cola e do festival, permeadas por alguns conceitos teóricos sobre globalização, cultura, responsabilidade social, significado da marca, consumidor pós-moderno, dentre outros, este estudo busca compreender por que algumas expressões culturais são tão fortes a ponto de influenciarem ao invés de serem integralmente influenciadas. Ele aponta não para uma cultura global homogênea, mas para a tendência de uma cultura territorial globalizada, ou seja, uma cultura que não se encontra fechada e isolada do mundo e que mantém as raízes e tradições fundamentais para que se defina como local e única, sem perder, portanto, sua identidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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