Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1409
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O sentido de verdade na mídia: a construção da realidade e da verdade pelo discurso jornalístico na cobertura de Veja no dia 29 de março de 2006
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, Maria José Marques
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: A narrativa noticiosa, ou simplesmente notícia, faz parte de uma série de enquadramentos discursivos, que têm na linguagem um locus de disseminação de sentidos construídos, no qual aporta-se no poder legitimado do jornalismo para operar um sistema de força capaz de moldar as opiniões e formatar idéias. Procura-se ressaltar através da análise de discurso, os mecanismos de construção daquilo que se entende por verdade e realidade. Através de uma interpretação dos códigos de produção do jornalismo, dos códigos semânticos presentes nos signos, significados e significantes, das estratégias e das regras de produção da notícia, identificar elementos repossivos de interpretação, portanto construção. E sob a ótica da complexidade e da semiótica evidenciar que tanto a verdade quanto a realidade constituem referenciais contextualizados de um projeto orquestrado pela mídia para mascarar seu conteúdo ideológico e subjetivo. O trabalho indica, através do que propõe Elhajji, que o jornalismo necessita fazer sua própria autoreflexidade e auto-hermenêutica a fim de desvencilhar-se de vez da mítica posição de observador imparcial, neutro, objetivo e universalista presente na sua enunciação discursiva.
Palavras-chave: Discurso
Mídia
Reportagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Jun-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BEZERRA, Maria José Marques. O sentido de verdade na mídia: a construção da realidade e da verdade pelo discurso jornalístico na cobertura de Veja no dia 29 de março de 2006. 2006. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBEZERRA.pdf551.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.