Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14126
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ajuste sazonal de séries temporais: uma abordagem comparativa entre as metodologias – X-13 ARIMA SEATS, Seasonal Trend Decomposition by Loess e Modelos Estruturais
Author(s)/Inventor(s): Carmo, Enrico Giaretta do
Advisor: Silveira Filho, Getulio Borges da
Abstract: Existem diversos métodos de ajuste sazonal disponíveis para se trabalhar uma série de tempo. Todavia, o que vemos atualmente é uma predominância do modelo X-13 ARIMA SEATS. Portanto, neste trabalho buscamos entender o porquê dessa predominância e procuramos quais outras metodologias geram resultados igualmente satisfatórios. Para isso, além do X-13 ARIMA SEATS estudamos duas outras metodologias, Seasonal Trend Decomposition by Loess e Modelos Estruturais e as aplicamos para três série de tempo. Como era de se esperar, os ajustes feitos pelo X-13 se mostraram mais completos em relação às outras duas metodologias. Todavia constatamos os ajustes gerados pelos demais modelos não foram de qualidade ruim, mas apenas de qualidade inferior em relação ao X-13 ARIMA SEATS.
Keywords: Econometria
Métodos estatísticos
Análise de séries temporais
Time-series analisys
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARMO, Enrico Giaretta do. Ajuste sazonal de séries temporais: uma abordagem comparativa entre as metodologias - X-13 ARIMA SEATS, Seasonal Trend Decomposition by Loess e Modelos Estruturais. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGCarmo.pdf965.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.