Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14272
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Práticas biblioteconômicas em plataformas de streaming: perspectivas para a atuação do(a) profissional da informação
Author(s)/Inventor(s): Coutinho, Fabiana Guimarães
Advisor: Santos, Raimunda Fernanda dos
Abstract: Apresenta um breve histórico do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, descrevendo como essas tecnologias trouxeram desafios para os profissionais e para a Biblioteconomia. Discorre acerca da Web e como os seus avanços impactaram na criação de novas formas de entretenimento, por exemplo, o uso de mídias sociais e das plataformas de streaming. Tem como objetivo geral analisar atividades que o(a) bibliotecário(a) pode desempenhar em plataformas de streaming, em especial na Netflix. Objetiva especificamente investigar as competências e habilidades do(a) profissional da informação; descrever as características e funcionalidades da Netflix; analisar a forma como são representados e organizados os recursos informacionais na plataforma; apresentar os principais serviços que podem ser desempenhados pelo(a) bibliotecário(a) em plataformas de streaming como a Netflix. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica, exploratória, descritiva e documental mediante abordagem qualitativa. Para tanto, foram analisadas as produções científicas acerca da temática, sites e plataforma de streaming, como a Netflix, bem como documentos como a lei 4.084/62 e a Classificação Brasileira de Ocupações. Apresenta como resultados múltiplas atividades que podem ser desempenhadas por bibliotecários(as), com objetivo de melhorar especialmente a experiência do usuário, e o funcionamento das plataformas de streaming, sobretudo a Netflix, incluídas nas seguintes classes gerais: Disponibilização a informação em qualquer suporte; Gerenciamento de unidades, redes e sistemas de informação; Tratamento técnico de recursos informacionais; Desenvolvimento de recursos informacionais; Disseminação da informação e; Desenvolvimento de estudos e pesquisas.
Keywords: Plataformas de streaming
Bibliotecários
Competência profissional
Streaming platforms
Librarians
Professional competence
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COUTINHO, Fabiana Guimarães. Práticas biblioteconômicas em plataformas de streaming: perspectivas para a atuação do(a) profissional da informação. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelo em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FGCoutinho.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.