Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14339
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Composição, abundância relativa e padrão de atividade dos mamíferos de médio e grande porte da área de relevante interesse ecológico Floresta da Cicuta, Rio de Janeiro, Brasil
Author(s)/Inventor(s): Furtado, Paulo Sérgio do Nascimento
Advisor: Alves, Sandro Leonardo
Abstract: A Mata Atlântica é um dos biomas de maior biodiversidade do planeta, apresentando elevadas taxas de riqueza de espécies e altos índices de endemismo, sendo considerado um dos 34 hotspots mundiais. Entretanto, a Mata Atlântica de hoje se apresenta como um mosaico composto por poucas áreas relativamente extensas e com 28% de vegetação nativa remanescente da cobertura original do bioma. O grupo dos mamíferos da Mata Atlântica é composto por 298 espécies, sendo que destas, cerca de 30% são endêmicas do bioma. Este trabalho apresenta e analisa os resultados referentes a riqueza, composição, abundância relativa e padrão de atividade da comunidade de mamíferos terrestres de médio e grande porte da Unidade de Conservação Federal Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta, obtidos a partir do uso de armadilhas fotográficas. O esforço de amostragem total foi de 1.229 armadilhas/dia em 39 pontos de amostragem localizados no núcleo e na borda do remanescente florestal. Foram registradas 15 espécies de mamíferos de médio e grande porte na ARIE Floresta da Cicuta, distribuídas em oito ordens, 14 famílias e 16 gêneros, sendo duas espécies de mamíferos domésticos/invasores e quatro espécies ameaçadas de extinção. Foram obtidos 334 registros independentes através das armadilhas fotográficas durante o período do estudo. As espécies mais frequentes, que apresentaram maior número de registros nas armadilhas fotográficas, foram Didelphis aurita, Cuniculus paca e Dasypus novemcinctus, que juntas representaram 60% do total de registros fotográficos obtidos. Foram observadas algumas diferenças em relação à abundância relativa das espécies de mamíferos em relação a borda e o núcleo do remanescente florestal. Os padrões de atividade das espécies de mamíferos na ARIE Floresta da Cicuta demostraram a predominância de atividades durante o período noturno para toda a assembleia. Os maiores problemas como ameaças à conservação das espécies de mamíferos na ARIE Floresta da Cicuta são o tamanho reduzido e o relativo isolamento do remanescente florestal protegido como Unidade de Conservação, além da presença de espécies invasoras, principalmente cães domésticos. Apesar disto, a considerável riqueza e diversidade de espécies de mamíferos e a presença de espécies ameaçadas de extinção a nível global, nacional e estadual reforçam a importância da ARIE Floresta da Cicuta para a proteção e manutenção de populações viáveis em longo prazo de tais espécies.
Keywords: Mata Atlântica
Floresta da Cicuta (RJ)
Distribuição espacial
Mamíferos
Animais em extinção
Spatial distribution
Mammals
Endangered species
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAIS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FURTADO, Paulo Sérgio do Nascimento. Composição, abundância relativa e padrão de atividade dos mamíferos de médio e grande porte da área de relevante interesse ecológico Floresta da Cicuta, Rio de Janeiro, Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSNFurtado-min.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.