Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14340
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Retrato de uma sociedade harmoniosa?: uma análise dos efeitos distributivos da política de salários mínimos na China
Author(s)/Inventor(s): Braga, João Pedro Loureiro
Advisor: Morais, Isabela Nogueira de
Co-advisor: Saboia, João Luiz Maurity
Abstract: Um grande número de estudos aponta para as políticas ativas de valorização do salário mínimo como elementos centrais na estratégia de crescimento redistributivo tanto em países ricos quanto em emergentes. No caso da China, mesmo com um ganho real de 173% do salário mínimo desde 2004 e um sensível catching-up com os salários mínimos em países desenvolvidos, poucos estudos analisaram essa questão. Assim, o objetivo central deste trabalho é estimar os efeitos da valorização do salário mínimo na desigualdade salarial da renda do trabalho na China durante o período de 2004-2013 de forma a fornecer subsídios ao debate teórico e empírico sobre salário mínimo em países em desenvolvimento. Partindo da revisão da literatura internacional sobre os mecanismos de transmissão entre a valorização do salário mínimo e a diminuição na concentração de renda, esta monografia caracteriza a estrutura do mercado de trabalho chinês de forma a apontar características cujas implicações estão no cerne da utilização dessa política para a contenção das desigualdades. Em seguida, aplicando uma metodologia de simulação contrafactual, realiza-se uma estimação da importância dessa política para conter o aumento das desigualdades salariais ao longo do período analisado. Como resultados, obtém-se que o salário mínimo foi um importante instrumento de redução das desigualdades salariais na China e que esse efeito se deu de forma coerente com os objetivos políticos do ideal de uma sociedade harmoniosa. No entanto, seu efeito distributivo deve ser considerado em contexto mais amplo, uma vez que é observado em complementaridade com outras políticas que contribuíram para segurar as desigualdades, sinalizando uma estratégia de crescimento redistributivo.
Keywords: Desigualdades sociais
Salário mínimo
China
Distribuição de renda
Estabilidade
Social differences
Minimum wage
Stability
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRAGA, João Pedro Loureiro. Retrato de uma sociedade harmoniosa?: uma análise dos efeitos distributivos da política de salários mínimos na China. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPLBraga.pdf718.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.