Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorElHajji, Mohammed-
dc.contributor.authorBorges, Fernando Vannier dos Santos-
dc.date.accessioned2017-02-14T18:35:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:35Z-
dc.date.issued2006-07-03-
dc.identifier.citationBORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1434-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTorcedorpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleA identidade do torcedor no país do futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845pt_BR
dc.description.resumoConsiste em uma busca pela identidade do torcedor de futebol com o seu time e com a seleção nacional. Fazendo um desenvolvimento histórico e sociológico do esporte no Brasil, podemos ver que a construção da nossa identidade como o país do futebol se deu após uma intensa luta no campo social e simbólico para definir qual seria o caráter do esporte no país. Através de uma revisão bibliográfica, nós trabalhamos a origem dos clubes e o pioneirismo das elites no futebol nacional, como o futebol se popularizou a tal ponto de fazer parte do cotidiano, alimentando comparações metafóricas para a vida. A medida em que esses clubes de futebol se desenvolvem como se cria a identidade dos torcedores, que apesar de rivais se unem em torno da seleção brasileira e do ideal nacional, e em casos onde as tensões da arquibancada extrapolam o estádio e alcançam a vida social, ou o inverso quando são dramatizadas pelas torcidas. E para os dias atuais, como a globalização influi no jogo e nessa organização simbólica, e como o mercado pode mudar as relações do torcedor com seu objeto de paixão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FBORGES.pdf506.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.