Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14353
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Structural household income inequality dynamics in Brazil: a convergence and mobility decomposition analysis (2012-2019)
Author(s)/Inventor(s): Mendonça, Ana Luiza da Costa Pessanha de
Advisor: Pero, Valéria Lúcia
Abstract: Este artigo faz uma análise longitudinal da dinâmica da desigualdade de renda nos domicílios brasileiros em três períodos diferentes: pré-crise econômica (2012-2014), recessão (2014-2016) e recuperação (2016-2018). Utilizando um conceito de renda estrutural, decomponho as variações do Índice de Gini entre os efeitos de convergência (maior taxa de crescimento da renda para os mais pobres em relação aos mais ricos) e de leapfrogging (os mais pobres se tornando mais ricos que outros). A renda estrutural permite a análise para os três períodos de estudo, o que é limitado quando se considera a renda observada. Os resultados mostram que, entre 2012 e 2015, a desigualdade diminuiu devido a uma aumento do crescimento da renda dos mais pobres, que superou o efeito da reordenação dos domicílios ao longo da distribuição. Durante a recessão, a desigualdade aumentou, com um aumento do efeito de reordenação, que ultrapassou o componente de convergência. Nos primeiros anos de recuperação econômica, a convergência de renda diminuiu enquanto o efeito reordenação continuou a aumentar, mantendo a tendência de crescimento do índice Gini. De 2018 a 2019, o efeito de reordenação diminuiu enquanto crescimento da renda dos mais pobres aumentou, contribuindo para a manutenção da desigualdade estrutural de renda. Também realizo uma análise separada da evolução da convergência e mobilidade inter quintilica por matrizes de transição, ambos confirmando resultados anteriores. Por fim, estes resultados são comparados com uma análise da renda domiciliar observada entre 2015 e 2019, o que mostra que a crise econômica gerou efeitos opostos na dinâmica da desigualdade de renda estrutural e desigualdade da renda domiciliar observada.
Keywords: Gini coefficient
Rent inequality
Generalized linear models
Coeficiente de Gini
Desigualdade de renda
Modelos lineares generalizados
Brasil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::ESTATISTICA SOCIO-ECONOMICA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: eng
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENDONÇA, Ana Luiza da Costa Pessanha de. Structural household income inequality dynamics in Brazil: a convergence and mobility decomposition analysis (2012-2019). 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALCPMendonça.pdf341.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.