Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14355
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: “Food regime” e suas implicações para o desenvolvimento socioeconômico: o caso das diretrizes nutricionais norte-americanas de 1977
Author(s)/Inventor(s): Armbrust, Paula Beatriz Pagani
Advisor: Saludjian, Alexis
Abstract: A temática geral do trabalho se situa no campo da discussão do desenvolvimento socioeconômico com interação com o campo da nutrição. O objetivo desse trabalho é averiguar como foram elaboradas as diretrizes nutricionais norte-americanas de 1977 e qual é o debate científico e ideológico por trás dessa elaboração. Para isso, serão revisadas as diferentes metodologias de estudos científicos na área da saúde, verificando quais estudos e metodologias podem ser utilizados para inferir relações causais. A hipótese inicial por trás desse objetivo é de que as diretrizes nutricionais norte-americanas de 1977 foram elaboradas a partir de um viés político-econômico e não possuem embasamento científico suficiente que corrobore com elas. O objetivo específico é relacionar a elaboração das diretrizes nutricionais norte-americanas de 1977 com o contexto histórico e político-econômico em que foram introduzidas, relacionandoos com a teoria de “Food Regimes”, elaborada no capítulo 1. Com isso, é feita mais uma hipótese, de que a comida foi utilizada como mais uma alternativa de se estimular o consumo em massa e como um mecanismo geopolítico durante a Guerra Fria. Também serão feitas breves discussões acerca dos temas de “Food Regime” na seção 1.1 e da influência da indústria alimentícia nos resultados de estudos científicos, seção 3.1. Os resultados obtidos na seção 2.3 mostraram que, os estudos que embasaram as diretrizes eram evidências científicas de baixa qualidade (por serem estudos observacionais) e que os ensaios clínicos randomizados acerca do mesmo tema já disponíveis na época da elaboração não corroboram com as recomendações acerca da redução do consumo de gordura saturada e colesterol das diretrizes. Esses resultados nos permitem trazer alguns elementos de conclusão para entender que houve interesses políticos e econômicos por trás da elaboração de tais diretrizes, se sobressaindo ao objetivo de melhorar a saúde da população norte-americana.
Keywords: Nutrição
Aspectos socioeconômicos
Indústria de alimentos
Estados Unidos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARMBRUST, Paula Beatriz Pagani. “Food regime” e suas implicações para o desenvolvimento socioeconômico: o caso das diretrizes nutricionais norte-americanas de 1977. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PBPArmbrust.pdf444.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.