Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1436
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A política monetária não convencional na crise recente : uma análise dos fundamentos teóricos e do policymaking no período
Autor(es)/Inventor(es): Souto Padrón, Alejandro da Rocha
Orientador: Licha, Antonio Luis
Resumo: Expõe o que consiste, tanto em teoria quanto na prática, a recente onda de medidas extraordinárias adotadas pelos bancos centrais ao redor do mundo em resposta à crise econômica e financeira instalada mundo afora no pós-2008. A natureza de tais medidas, em plena dissonância com o núcleo convencionado no novo consenso, permitiu a alcunha de política monetária não convencional. A tradicional interest rate policy do novo consenso macroeconômico deixou de fazer sentido uma vez atingido o limite inferior da taxa de juros, abrindo espaço para a não convencional balance sheet policy. Após uma revisão do processo de formação do novo consenso e seus preceitos, é feita uma análise dos fundamentos teóricos por trás das políticas não convencionais. De forma a complementar e direcionar o trabalho, é feito, por fim, um estudo de caso envolvendo o Federal Reserve e o Banco Central Europeu em suas experiências com o novo leque de políticas que se abriu na eventualidade da crise.
Palavras-chave: Política monetária
Consenso macroeconômico
Interest rate policy
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1436
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARSPádron.pdf718,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.