Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14388
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Abordagem do ensino de seleção natural no sétimo ano do ensino fundamental e a contribuição das histórias em quadrinhos
Author(s)/Inventor(s): Ávila, Patrícia da Silva Bernardo Villela de
Advisor: Alves, Marcela de Souza
Abstract: A evolução é mencionada por diversos autores como o eixo norteador da biologia, logo, é fundamental que os estudantes tenham compreensão sobre os conceitos desse tema e de seleção natural. O presente trabalho se propôs a buscar alternativas para o aprimoramento do ensino de ciências com a utilização de tirinhas de histórias em quadrinhos e, de modo que seja construída ainda na educação básica, conhecimentos em ciências de forma integrada com os conceitos evolutivos. Para isso, é necessário investigar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre evolução e seleção natural, analisar as possíveis dificuldades conceituais e os possíveis obstáculos e assim verificar a contribuição de história em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa traz um questionário fechado como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado a três turmas do 7º ano do ensino fundamental, em duas unidades escolares, o Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, no Município de Barra do Piraí e o Colégio Municipal Getúlio Vargas, no município de Resende, ambas no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi um questionário quantitativo, do tipo fechado, com dezesseis perguntas com quatro opções de respostas. A aplicação do questionário ocorreu após as observações das aulas sobre evolução. Os quadrinhos foram lidos e em seguida o questionário foi lido, explicado e aplicado pela estagiária-pesquisadora. Os resultados obtidos em dados numéricos foram convertidos em porcentagem e transformados em gráficos que foram elaborados utilizando o programa GraphPad Prism 8.0. As respostas obtidas no questionário foram separadas em quatro categorias a partir de conceitos trabalhados. Observa-se que entre as unidades escolares houve divergências na compreensão dos conceitos trabalhados, na categoria um, o Colégio Municipal Getúlio Vargas demonstrou melhor compreensão do conceito adaptação. Na categoria dois, ambas unidades escolares demonstraram compreender o conceito evolução, na categoria três, o Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, demonstrou melhor compreensão sobre Lamarckismo x evolução e na categoria quatro, o Colégio Municipal Getúlio Vargas compreendeu melhor o conceito mutação. Devido as dúvidas conceituais pertinentes a faixa etária dos alunos, nota-se que as histórias em quadrinhos trazem uma motivação que lhes permite melhor compreensão da seleção natural e os conceitos envolvidos, demonstrando que é essencial a abordagem sobre a teoria evolutiva com recursos didáticos, como história em quadrinhos, visto que equívocos conceituais sobre este assunto já se mostram presentes, ainda mais se levarmos em conta que o conteúdo evolução é dado apenas no ensino médio.
Keywords: História em quadrinhos
Ensino de ciências
Evolução
Biologia
Ensino fundamental
Comics
Science teaching
Evolution
Biology
Elementary School
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Nov-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ÁVILA, Patrícia da Silva Bernardo Villela. Abordagem do ensino de seleção natural no sétimo ano do ensino fundamental e a contribuição das histórias em quadrinhos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSBVAvila.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.